quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MANUEL ALEGRE ANDOU NO LICEU ALEXANDRE HERCULANO

MANUEL ALEGRE, à excepção dos primeiros estudos, feitos em ÁGUEDA, frequentou diversos estabelecimentos de ensino: fez o primeiro ano do liceu no Passos Manuel, em LISBOA, no segundo esteve três meses como aluno interno no Colégio Almeida Garrett, no CARTAXO, seis meses no Colégio Castilho, em SÃO JOÃO DA MADEIRA, e depois foi para o PORTO, concluindo os estudos secundários no Liceu Central Alexandre Herculano. Aí fundou, com JOSÉ AUGUSTO SEABRA, o jornal Prelúdio.

Em 1953, no Liceu de Alexandre Herculano, no Porto, editava-se um jornal orientado pelo professor de História e Filosofia, Dr. Cruz Malpique, com interessada colaboração dos alunos.
No nº 5, com data de 31 de Maio, de que abaixo se reproduz o frontispício da autoria de Manuel Oliveira, aluno do 6º ano, podia ser lido nas suas páginas centrais nºs. 4 e 5, o seguinte título profético:


"Esta é a página dos poetas que talvez ainda um dia venham nas Histórias da Literatura ..."Um aluno do 5º ano, Manuel Alegre Duarte (que mais tarde se esqueceu do Duarte e passou a ser só Alegre), publicou aí um soneto intitulado "Heróis do Mar", dedicado à Mocidade de Portugal. Vai, mais abaixo, reproduzido por digitalização.



Será que o poeta que, na verdade, está hoje na nossa História da Literatura, ainda se lembra?























(repescado por Álvaro Lira, que em 1953 frequentava o 4º ano, e que guardou alguns desses jornais)

Nenhum comentário: