sábado, 8 de novembro de 2014

NEM TUDO MUDA



Segundo um artigo do Correio da Manhã e cito:

Por Cristina Serra, Joana Nogueira, João Saramago


"Nos últimos cinco anos registaram-se em Portugal 17 715 mortes associadas a infeções hospitalares, segundo dados de um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado ontem.
Os óbitos foram associados a tratamentos que incluíram a utilização de dispositivos invasivos, como a introdução de cateteres nos doentes ou a ligação dos pacientes a ventiladores. "Não podemos concluir pela causalidade entre os óbitos e as infeções associadas aos dispositivos, porque esses doentes estavam numa situação clínica grave e por isso não sabemos se os doentes morreram devido à sua doença ou à infeção", sublinha ao CM José Artur Paiva, um dos autores do estudo. José Artur Paiva explica que, apesar de os dispositivos clínicos serem esterilizados antes da sua aplicação no doente, os instrumentos "são manipulados". O responsável reconhece que "ainda há muito a melhorar" e por isso é que este é um "programa de saúde prioritário".
A taxa de infeção hospitalar em Portugal é "mais elevada do que a média europeia e há infeções do local cirúrgico, como a cesariana e a infeção associada a cirurgia da vesícula biliar, que apresentam uma tendência crescente". Em três anos, de 2010 a 2012, registaram-se 111 infeções associadas a cesarianas. Nesses três anos, foram registadas 505 infeções associadas a cirurgias ao cólon."
...
NÃO ME SURPREENDEM ESTES NÚMEROS. 
EM 2003,O MEU PAI FOI INTERNADO, NO HOSPITAL SANTOS SILVA EM GAIA, COM UMA GASTEROENTERITE E SÓ DE LÁ SAIU PASSADOS UNS DIAS...MORTO. 
COMPLICAÇÕES(?). JÁ TINHA... 83 ANOS!
MAIS RECENTEMENTE, A MINHA MÃE, FOI TAMBÉM PARAR AO MESMO HOSPITAL, POIS  TINHA ACUSADO(NO LAR) JÁ POR TRÊS VEZES, EM DIAS DIFERENTES, UM LIGEIRO DESFALECIMENTO. 
DEPOIS DE LHE TEREM FEITO ANÁLISES DETETARAM-LHE FALTA DE POTÁSSIO! 
VOLTOU PARA O LAR E DEPRESSA COMEÇOU A MOSTRAR ESTRANHOS SINTOMAS FEBRIS QUE NÃO OBEDECERAM A NADA QUE LHE ADMINISTRARAM NO LAR, ONDE HAVIA MÉDICO E ENFERMEIRAS DIÁRIAS. 
VOLTOU AO HOSPITAL E, DEPOIS DE UNS DIAS INTERNADA DERAM-LHE ALTA... A UM SÁBADO! 
NUNCA RECUPEROU DESSE ESTRANHO ESTADO FEBRIL, DEFINHANDO DIA APÓS DIA, ACABANDO POR FALECER UMAS SEMANAS MAIS TARDE. 
JÁ TINHA... 91 ANOS!
A ORTOGRAFIA PORTUGUESA MUDOU.  FACTOS  ONTEM SÃO FATOS HOJE. 
SÓ QUE, NESTE PAÍS, A MERDA DE ONTEM  CHEIRA TÃO MAL COMO A MERDA DE HOJE.  


Nenhum comentário: