domingo, 2 de novembro de 2014

A PROPÓSITO DE...


Que me lembre, fui uma única vez ao estádio do Guimarães, ainda pequeno, com o meu pai, ver um jogo com o Porto.
Má recordação. Já não me lembro do resultado do jogo, mas nunca me esqueci de um outro pormenor.
Ia eu e o meu pai a subir as escadas do estádio para nos dirigirmos aos lugares, quando um vândalo(?) dá um piparote no chapéu do meu pai, que por sinal era a estrear, e no meio da confusão que depois se seguiu, sopapo para aqui, sopapo para ali, empurrão para ali, empurrão para acoli e nunca mais o chapéu apareceu.
Já naquela altura(salazarismo) ir assistir a um jogo de futebol era problemático.
Agora, foram dois adeptos do Sporting que sofreram as consequências de mais uns vândalos(adeptos do Guimarães). Armas brancas foram usadas. Arruaceiros que mais não procuram senão extravasarem toda a sua raiva causada por serem uns falhados nesta sociedade deste país. 
Causas e efeitos estão sempre interligados. 
Não é preciso ser sociólogo para se chegar a uma conclusão destas. Agora, descobrir os porquês de serem uns falhados desta sociedade é que deverão entrar os sociólogos em ação. Educações já deficientes dos pais, progressivo mau ambiente familiar, ensino podre que não serve para uma parte significativa dos jovens atuais, falta de uma ocupação séria. Governações do país, consecutivamente caóticas, levam ou pelo menos "ajudam" em muito, para que a marginalização floresça e vá marcando para sempre, uma juventude que quando nasceram eram iguais às outras criancinhas que por esta ou por aquela razão só não enveredaram pelo mesmo caminho...porque não calhou.
E ainda não mencionei o fator religião que mais cedo do que nós pensamos irá mostrar, também por estas paragens a sua língua bífida. Não serão, nessa altura, os chapéus que incomodarão mas, os lenços a tapar as cabeças e as burkas  das mulheres dos barbas crescidas que através do seu maior número de filhos que procriam, irão, naturalmente, pacificamente, calmamente, esperar por os seus descendentes serem em número suficiente para, democraticamente, através de inocentes eleições, votarem nos seus e, pasme-se serem eles os timoneiros de  países ocidentais, que os receberam de braços abertos, há umas décadas atrás. E isso não vai acontecer num futuro longínquo mas muito mais cedo do que se imagina. Legítimas e santas ocupações! Eu, que procuro o porquê das coisas mais pelo lado cientifico do que pelas(costas largas) do espiritual, estarei (ou provavelmente não) para ver no que dará a mudança de vento espiritual. Já me vejo de longas barbas com uma bússola na mão, procurando-me orientar para..., e como reconhecerei a minha mulher, toda de preto, tapada dos pés à cabeça, só com os olhos a ver-se? Só se for por toques de telemóvel!
Tudo isto veio a (des)propósito do Sporting ter levado três secos do Guimarães e, claro está, o LEÃO ter ficado ferido, o mais que não seja, no seu orgulho, uma vez que, tendo ganho ao Porto e limpinho, limpinho, para a Taça, já os seus "urros" se ouviam por toda esta selva portuguesa.


POR VEZES OS ESPELHOS ...MENTEM!        

Nenhum comentário: