domingo, 30 de setembro de 2018

E viva a JUDIA!


Em Carrazedo de Montenegro, Trás-os-Montes, zona de boa castanha, eis que pintaram uma parede de um prédio com a castanha "Judia", como senhora de todas as primazias. É o ouro dos agricultores daquela zona. Casta de castanha muito saborosa, sim senhor.

Casaca a secar


Mais um meio-encontro com uma senhora cobra, lá nas redondezas da minha aldeia transmontana. Seguramente, pelo casaco comprido que deixou ficar a secar ao sol, deve ser senhora de uns bons dois metros. Só de ver impressiona. E não é, quase de certeza a mesma cobra que eu tinha visto há uns meses atrás, pois têm a aldeia precisamente no meio. Digamos que a primeira estava perto da zona do rio, a sul da aldeia e esta num caminho(para Santiago) a norte da aldeia. Mas impossível não será. 

Que DOIS!


Estes dois cães que deveriam ser os meus guarda-costas quando percorro as inóspitas paragens transmontanas, acabam por ser, para mim, mais uma preocupação redobrada para os trazer sãos e salvos. Um, cheio de sono, parece estar com uma grande bebedeira, nem sabe onde e com quem  está, tanta é a canseira e falta de sono por causa das "diretas". Só costuma aparecer lá por casa quando o sol já vai bem alto mas, faz questão de não me abandonar na saída matinal. O outro, cão citadino por excelência, meio despassarado, meio neurótico, nem sabe no que se mete, por onde se mete ou do que se safou. Nesta fotografia, com meio corpo ao sol e a outra metade à sombra deu este lindo efeito.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ali havia gato





Na minha última viagem feita por terras alentejanas deparei, algures, com este pequeno pormenor na fachada daquela casa. Visto de longe parecia-me um assento para quem precisasse de descansar um pouco. No entanto, ao começar a fazer zoom reparei que tinha uma entrada para o interior da casa(presumo) e seria para que algum animal de estimação fizesse a sua passagem, tornando-se autónomo não precisando de licença para sair e entrar. No entanto, reparei que o dito buraco estava "entupido" com um paralelepípedo. Ou o animal bateu a bota ou os donos se cansaram ou ele o dito animal emagreceu e só precisa daquele mini-espaço para o fazer. 
Enfim, fiquei com este enigma a magicar na minha cabeça. 

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

PENTHOUSE em Moura-Alentejo






As cegonhas que (por acaso estavam ausentes) fizeram o seu ninho numa torre de  transmissões em Moura - Alentejo não foram nada de vistas curtas. Para além de ficarem no edifício mais alto da vila, com vista panorâmica, têm iluminação de borla bem como wifi . Será que vão pôr ar condicionado? Naquelas condições, até eu me mudava para lá. Rica qualidade de vida. 

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Pescarias na albufeira do Alqueva




Barquito de 100.000€ destinado à pesca PROFISSIONAL. 
Alugado a turistas virados para a pescaria.
Apanham o peixe e voltam a deitá-lo à água.


Pescadores amadores com material mais à mão de semear. 
O que apanham levam-no para comer.


Por vezes, as feridas dos peixes são...fatais.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Alqueva, obra imponente


A construção da barragem do Alqueva foi algo de muito importante para o Alentejo. Já se vê muita verdura onde outrora era só "pasmaceira". Gostei do que vi menos saber que a maioria daqueles terrenos são propriedade de estrangeiros que viram ali um filão a explorar. A GLOBALIZAÇÃO vai apertando cada vez mais tudo e todos. O Alentejo ser dos alentejanos (se calhar nunca o foi) está cada vez mais perto de ser uma miragem ou mesmo SÓ uma ...verdade de La Palice!


Este barco, importado da Holanda, tem 105 anos de existência e passou pela segunda guerra mundial praticamente incólume. Agora leva os turistas a passear nas águas do Alqueva. 

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A famosa "sopa de pedra"


Neste sábado passei por Almeirim em pleno Ribatejo e almoçei no restaurante "Minhoto". Provei finalmente a famosa "sopa de pedra" e...adorei. Não fazia a mínima ideia da sua composição. Fiquei surpreendido com a requintada quantidade de ingredientes e carnes que a fazem tão badalada. O seu paladar era ...divinal.É parecida na sua composição, com o nosso cozido à portuguesa mas feito como sopa. Um verdadeiro prato(sopa) de se lhe tirar o chapéu. Na entrada da refeição provei com uma "caralhota"um bom queijinho e presunto da região acompanhados de azeitonas e regado com um bom tintol. Como sobremesa escolhi uma assim-assim fatia de melão made in Almeirim e já chegou para dar azo a  uma boa sesta...à alentejano ou não fosse de seguida entrar na sua região. Se em Roma sê romano no Alentejo sê alentejano ou pelo menos tente-mo-lo. Atendendo à temperatura altíssima para a época(perto dos 40 graus celsius) não foi fácil veranear por aquelas bandas neste fim de semana mas, só por aquela sopa, eu perdoo aqueles exageros meteorológicos. 

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Força CAMBADA!

Esta equipa do FCP, que empatou 1-1 com o Schalke 04, mostrou ter tido muitos espinhos encravados na sua dinâmica de jogo. Ontem, Para mim, o Sérgio Conceição meteu água  na estratégia escolhida. Aquele meio campo andou sempre à nora e mostrou precisar de mais pernas e pulmões para dominar aqueles cavalões. Não fossem os alemães tão fracotes(não na condição física) e o Dragão teria vindo com a "cauda" entre as pernas, lambendo as sua feridas (internas). Assim, dividiram os pontos e tudo ficou numa "do mal o menos". Mas que o Sérgio analisou mal o adversário disso não tenho dúvidas. 
O Porto, este ano, por vários motivos, ainda não encontrou  equilíbrio emocional nem exibicional. E o jogo a disputar  com o Benfica, para o campeonato nacional, não tarda aí.
Força cambada! 

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

A intrometida


 Estava a fotografar a minha neta no parque de diversões infantil na Afurada - Gaia,  quando uma outra criança se pôs na frente, barrando-lhe a passagem e saída no "túnel" desse parque. Não deixava passar a Eva e como tinha cara de "forte personalidade" houve que pacientemente eu desviar-lhe as intenções com a tiragem e amostragem desta fotografia. Consegui-a tirar do local  obstruído com este simples "CLICK". Isto sim, foi uma fotografia de ...mestre!
 Evitei uma possível terceira guerra mundial!

terça-feira, 11 de setembro de 2018

NODI em apuros


Onde outrora o Nodi era dono e senhor da atenção da minha prima Belita(que tem tomado conta dele na minha ausência), agora tem que a partilhar com meia dúzia de gatos. Primeiro foi uma gata que começou a andar por lá, depois apareceu outra prima e que mais tarde engravidou(não tomava pílula). Da noite para o dia já são mais cinco ou seis bocas para alimentar. Espero que as rações de cães sejam alérgicas aos gatos, caso contrário, vai correr o risco de ver a sua  porção diária reduzida a...nada. 
A vida de cão vadio está cada vez mais complicada.

Haja pachorra, PORRA.


Ao percorrer este ano, lá na minha terrinha transmontana(por consanguinidade), a fila das minhas macieiras, deparei com uma imensidade de frutos no chão. Quase me fez lembrar estar perante a apanha da castanha. Mas não, trata-se de uma quantidade enorme de maçã "golden" que as ventanias e os "biológicos" bichos da dita maçã, fazem cair antes de estarem maduras. Como tal, só servem para alimentar os rebanhos de ovelhas lá do sítio.  Visto por um lado positivo, menos trabalho terei quando for altura de as retirar das árvores. Como são praticamente só para consumo interno, mais familiares, amigos e conhecidos, chegarão até meados de março e nada sobrará. A sua manutenção sai-me a peso de ouro(euros) mas vale a pena acabar por saborear pelo menos uma maçã biologicamente pura, se calhar com proteínas e tudo. Uma delícia!