segunda-feira, 30 de setembro de 2019

SEMPRE BELAS E FIRMES


AS "MAMAS DA PRETA" LÁ PARA OS LADOS DA SERRA DE SANTA COMBA, CONTINUAM BELAS E FIRMES. OS ANOS PARECEM NÃO PASSAR POR ELAS. 
QUANDO O MEU PAI ERA AINDA UM ADOLESCENTE ACOMPANHAVA(SEM ARMA) OS CAÇADORES NAS SUAS "BATIDAS" ATÉ AQUELA SERRA. ERA DE DEITAR E FICAR COM OS BOFES DE FORA. GRANDE CAMINHADA. MAS NÃO FALTAVAM PERDIZES, COELHOS E LEBRES A BALANÇAR NOS CINTOS DOS "GUERREIROS".  PARA MITIGAREM A FOME E A SEDE, CHEGAVAM A TROCAR  PERDIZES OU  COELHOS POR UNS NACOS DE PÃO, ACOMPANHADOS DE PRESUNTO E UMAS CANECAS DE TINTOL, SAÍDAS DAS PIPAS DE UMA QUALQUER TABERNA QUE ESTIVESSE MAIS À MÃO. 
NAQUELES TEMPOS NÃO HAVIA GPS, ERA ANDAR SEMPRE EM FRENTE, QUANTO MAIS MATAGAL... MELHOR! O PONTO DE MIRA ERAM AS "MAMAS DA PRETA". 
NA VOLTA É QUE NÃO SEI POR QUE É QUE SE GUIAVAM. CHEGAVAM JÁ DE MADRUGADA E A MAIORIA DAS ALDEIAS NÃO TINHAM ELETRICIDADE A DEMARCÁ-LAS. SERIA, TALVEZ, PELAS ESTRELAS OU BÚSSOLAS QUE ACHAVAM O CAMINHO DE RETORNO PARA ESTA PEQUENA ALDEIA, NA IMENSA ESCURIDÃO DA NOITE. NÃO DEVIA DE SER MUITO FÁCIL, NÃO!

Nenhum comentário: