HÁ UNS 60 ANOS, NAQUELE PRECISO LUGAR DAS OBRAS QUE SE VÊM NA MARGEM DO RIO DOURO, HAVIA DUAS MINI PRAIAS( PRAIA DO AURÉLIO E PRAIA DO BORRAS), ONDE SE PODIA NADAR MAIS OU MENOS EM SEGURANÇA. FOI ALI QUE EU APRENDI A NADAR. O MEU PROFESSOR, CHAMADO SENHOR BESSA, ERA PARA ALÉM DE INSTRUTOR DE NATAÇÃO NAS MANHÃS, FUNCIONÁRIO DO CINEMA DO COLISEU ÀS TARDES E NOITES. GRAÇAS ÀS BORLAS QUE ELE ME ARRANJAVA MAIS PARA A MINHA AVÓ, QUE ME ACOMPANHAVA, VI DEZENAS E DEZENAS DE FILMES QUASE PRÓPRIOS PARA A MINHA IDADE(AINDA NÃO TINHA 12 ANOS). O FILME "JOSELITO, PÃO E VINHO" FOI DOS FILMES QUE MAIS ME MARCOU. A CENA DO JOSELITO A FALAR COM CRISTO, PREGADO NA CRUZ, FOI UMA CENA QUE ME TOCOU FUNDO. JÁ TIVE A CASUALIDADE, NUMA VIAGEM POR ESPANHA, DE ESTAR AO VIVO PERANTE AQUELE CRISTO NA CRUZ. NO FILME, A CRUZ PARECIA MAIOR E A ESTATURA MEDIANA DE CRISTO, MAIS CONDIZENTE COM A DE HUMANOS. COISAS DE TRUQUES CINEMATOGRÁFICOS.
VOLTANDO ÀS PRAIAS, ERA PARA LÁ QUE DA ZONA DA CORTICEIRA, DO LADO DA CIDADE DO PORTO, ATRAVESSAVA NUM BARCO A REMOS PARA A OUTRA MARGEM EM GAIA. A TRAVESSIA CUSTAVA 25 TOSTÕES.
UNS ANOS MAIS TARDE, QUANDO JÁ TERIA UNS 14 OU 15 ANOS, JÁ NADADOR BEM TRABALHADO DURANTE OS VERÕES NAS PRAIAS DA AGUDA, COMECEI A FAZER UMAS ESCAPADELAS(TRAVESSIAS) A NADO, COM AS ROUPAS E SAPATOS, TUDO NUMA TROUXA À CABEÇA E, LEMBRO-ME QUE POR VEZES, DEVIDO À CORRENTE MAIS FORTE DAS ÁGUAS DO RIO, IA TER PERTO DA CURVA JUNTO AO PONTÃO DA PONTE DO INFANTE(OUTRORA INEXISTENTE). TRAVESSURAS PERIGOSAS DE JOVEM MEIO SELVAGEM E INCONSCIENTE DO PERIGO QUE CORRIA. SE EU PERDESSE O EQUILÍBRIO DA TROUXA E SE AFUNDASSE COMO É QUE IRIA PARA CASA? DE FATO DE BANHO? MESMO NAQUELA ALTURA ERA CAPAZ DE DAR NAS VISTAS, OU NÃO?!!!
OH JUVENTUDE IRREVERENTE E INCONSCIENTE! COMO EU SINTO A TUA FALTA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário