quinta-feira, 12 de novembro de 2020

DIÓSPIRO, bendito fruto

 


Talvez devido ao facto de não ser normal permanecer nesta altura do ano tão a norte, nunca tinha reparado que na minha aldeia transmontana havia, não um mas dois diospireiros. Já tinha encontrado uma árvore dessas em Carrazedo de Montenegro. Na altura achei "curioso" mas longe de pensar que mesmo na minha aldeia eles se davam e  cresciam. Eu, simplesmente adoro-os. Adivinhem qual vai ser a minha próxima "plantação" ! Posso nem vir a ter tempo de saboreá-los mas ... a esperança é a última coisa a morrer, dizem ! Para já a minha imaginação sensorial já está a degustá-los. A variedade aqui captada é o dióspiro maçã vulgarmente conhecida como dióspiro de roer. São de pele mais branca  e duros como uma maçã. A árvore, depois de plantada, demora três anos a crescer o suficiente para começar a dar os seus primeiros frutos. A ver vamos !

Um comentário:

AAlmeida disse...

Parabéns ao Pereiro por ter 2 árvores de dióspiros, que pelos vistos tanto aprecia. Já que também vai tentar a sua plantação para beneficiar de tão suculentos frutos que tanto o faz salivar, espero que pense também em ter também uma "árvore" de bolas de Berlim.