sábado, 8 de setembro de 2007

As noites loucas das sextas-feiras em Copenhaga!



Li já há uns tempos, no jornal de Notícias, um artigo sobre um português, nascido em Amarante, e por isso mesmo conhecido pelo "Amarante". Está radicado em Copenhaga, é um sem abrigo que, dizia ele, conseguia viver à custa das latas vazias de cerveja que ia apanhando do chão e nos caixotes de lixo às sextas-feiras à noite em Copenhaga!
Fazia, facilmente, uma quantia de coroas dinamarquesas equivalente a 800 euros!
Confessava viver muito razoavelmente e que até se dava ao luxo de quando visitava Portugal (já o tinha feito várias vezes), o fazer de avião!
Estava inclusivé  em vias de conseguir lá casa, cedida pelo governo escandinavo.
Tinha um bom serviço de saúde e como tal, não trocava já aquele país por nenhum outro, ele que já tinha calcorreado uma boa dúzia de países por esta Europa fora!
E de facto, constatei que devido às bebedeiras loucas daquela juventude, às sextas-feiras à noite, naquela cidade, não era difícil encontrar as centenas senão milhares de latas, necessárias para fazer tal quantia em dinheiro.
Bastava-lhe  ir apanhando-as durante a noite.
É que são mesmo aos magotes! Só vendo se acredita!
As ruas, nessas noites, parecem as lixeiras em que se transformam as nossas, após a noitada de S. João, aqui no Porto(antigamente)!
Logo pela manhãzinha, andam empregados camarários a fazer a limpeza das ruas. Fica tudo impecável!
Por cá... as bebedeiras da nossa juventude e não só, são repartidas por todas as noites da semana e a apanha do lixo... tem dias!
Poderão pensar, bebedeiras são bebedeiras, mas olhem que não! Aquelas bebedeiras, consentidas pelo governo, quase institucionalizadas, controladas, servindo de escape a muitas pressões e depressões juvenis são, mesmo assim, muito mais ...brutalmente civilizadas!

Nenhum comentário: