quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Sobre Thralls!



Quem alguma vez viajou por terras escandinavas, por certo já viu uns homenzinhos peludos de narizes compridos, olhares encovados e agri-doces chamados "thralls"!
Vendem-se muito bem, são uma das lembranças que o turista gosta de comprar.
Ora bem, chegado da viagem, comecei a juntar as fotografias, a lembrar-me de peripécias que me foram acontecendo durante a dita e a relembrar algumas histórias, tipo lendas, que os guias nos foram presenteando sobre os chamados thralls.
Fiquei com a curiosidade de saber algo mais sobre estas criaturas!
Para tal, consultei a wikipédia e fiquei a saber que um thrall era, considerado e tratado, como um escravo na cultura escandinava durante a idade viking (entre 800 e 1066), portanto mais ou menos 300 anos de duração!Eram um dos produtos das pilhagens e troféus de ataques a outros povos!
Passavam a ser considerados da casta dos thralls, e tratados como tal, os próprios escandinavos que fossem condenados por crimes de sangue!
Os nascidos da ligação de uma mulher thrall com um homem livre eram considerados livres!
Os nascidos de uma mulher livre e homem thrall eram considerados thralls!
E agora, começam as histórias...
Havia thralls que conseguiam fugir dos seus donos e emaranhavam-se nas montanhas!
Lá, imagina-se que viveriam como animais entre os animais selvagens!
Das "coisas" que tinham escassez era de mulheres!
Rondavam os povoados e sempre que tinham oportunidade levavam para as montanhas uma ou outra mulher que estivesse mais à mão de semear para poderem dar azo ao, digamos, instinto de conservação da espécie!
Depois, deixavam-nas regressar ou então pediam um género de resgate!
Ora, consta-se que alguns homens livres, insatisfeitos ou com a beleza da sua amada ou por qualquer outra razão, começaram a facilitar esses golpes, muitas vezes mesmo pagando para que as levassem e, principalmente, não as devolvessem!
Por isso ainda hoje muitos homens livres olham para as montanhas e suspiram...
Também se dá o caso de algumas mulheres olharem, ainda hoje, para as montanhas e suspirarem!
Enfim... devem ser muito...sentimentais!
Um pouco talvez por causa da tentativa de cristianização na escandinávia a escravatura tornou-se socialmente inaceitável e foi abolida em 1335!

Nenhum comentário: