quinta-feira, 12 de abril de 2018

SAFARI TRANSMONTANO ASININO


Domingo, vou participar num pomposo SAFARI asinino num lugar chamado Palheiriço, lá para os lados de Miranda do Douro,  leste transmontano, mesmo junto à fronteira com Espanha. 
Munido de um típico cajado mirandês, calcorrearei (o que for necessário) para apreciar (visualmente) a beleza rústica daquela espécie, considerada em vias de extinção... o burro mirandês. O seu zurrar é muito característico e bonito de se ouvir. 
Lembro-me das cavalgadas ou seriam só correrias que protagonizei, quando era jovem,  nos caminhos empoeirados da minha recôndita aldeia transmontana.  Nessa altura havia uma carrada desses lindos animais. Não haveria agricultor que não tivesse na sua "loja" um desses espécimes. E como era bonito acordar com os seus zurrares estridentes. Nessa altura não havia eletricidade na aldeia e tudo cheirava a um rusticismo genuíno. Presentemente, só a burra da senhora Tina, senhora já com mais de 90 anos mas que ainda labuta a terra com a sua inseparável burra, é que ainda "reside" na aldeia da qual ainda tenho algumas costelas genealógicas. Os burros deram lugar aos cavalos...dos motores dos tratores e automóveis. As lojas dos animais passaram a garagens com portões automáticos e respetivo comando eletrónico, acomodando essas bestas ferozes com muitos cavalos nos motores.É a modernice a tresandar por todos os bolsos e carteiras dos seus novos inquilinos.  


Nenhum comentário: