segunda-feira, 25 de junho de 2018

19 fantasmas rio acima, rio abaixo




Ontem,  rumei até junto do rio Douro, do lado de Gaia, todo afiambrado em tirar umas belas fotos aos barcos rabelos, durante a sua regata.  Quando lá cheguei, esperei espectante, sentadinho num banco mesmo junto à margem. Esperei e desesperei pela dita competição. O tempo aprazado no programa oficial(15 horas) foi passando e nada de barcos. Como não era para ter qualquer consulta médica, ao fim de meia hora de espera, levantei ferros e voltei por onde vim...ou quase. Chegado ao tabuleiro inferior da ponte Luís I tive que subir até ao seu nível superior. Uma subida com um declive bastante acentuado que faz pensar...mas que mal é que eu fiz a Deus, para estar a ser castigado desta maneira, num dia de S.João. Claro que, para quem subiu o Pico ainda há dois anos... foi canja. ESTRANHEI, por conseguinte, aquele cartaz bem humorado, em inglês, como convém para turista ler, alertando para o dispêndio de energias que ainda faltariam para concretizar a subida e propondo uma paragem naquela tasquinha  saboreando um sempre bem vindo, copo de PORT WINE , of course. Pelas mijadelas que o grande vaso de flores tinha marcadas na sua base, o vinho devia ser mesmo bom, de fazer estalar a língua e excitar o sistema urinário.
Claro que não aceitei tal sugestão e continuei subindo...calmamente. No cimo, para retemperar as energias, comprei uma dúzia de churros, numa das várias roulotes de venda de churros e farturas que estavam acampadas por baixo da escarpa do mosteiro da serra do Pilar e fui-os "papar" já em minha casa sentadinho no sofá em frente à televisão, esperando ver AINDA os 19 fantasmas(barcos rabelos) rio acima, rio abaixo.
Dizem algumas más línguas que devido ao nosso COSTA(the first), que andou na noitada de S.João, estar ainda por estas bandas, foi-lhe ofertada o visionamento daquela regata...DA PARTE DA MANHÃ!!!
Já não é Carnaval mas, em festas de S.João também ninguém levaria a mal. 
O povo continua sereno! Temos o respeito que merecemos da parte dos nossos governantes e viva a Seleção Nacional que joga logo à noite com o Irão e ou muito me engano ou vai ser uma outra...desilusão.

Nenhum comentário: