quarta-feira, 28 de novembro de 2018

VERGONHOSO ESSE COMPADRIO



BILHETES DE TOURADAS, QUAL FINA ATIVIDADE ARTÍSTICA, CONTINUAM COM O IVA A  6%.
OS PENSADOS 13% DAVAM AZAR!
ESPETÁCULOS DE FUTEBOL, ESSES, SERÃO TAXADOS A 23%. O ÓPIO DO POVO TEM DE SER PAGO A PESO DE OURO!
B R A V O  CDS, PSD E PC, PARTIDOS QUE VOTARAM NESTA CONTINUIDADE, CONJUNTAMENTE COM METADE DOS DEPUTADOS DO PS. MAS QUE GRANDE FAENA!
OS LOBBIES VENCERAM, MAIS UMA VEZ, NESTE PAÍS.
TAXADOS A 6%, OS BILHETES DAS TOURADAS VÃO DAR  POSSIBILIDADE AOS TOUROS DE CONTINUAREM A TER UMAS REFEIÇÕES MAIS SOFISTICADAS, MAIS RICAS EM...ESTEROIDES ANABOLIZANTES E, ATÉ PODEREM ALUGAR UNS BELOS AUTOPULLMANS, PARA CHEGAREM, EM GRANDE ESTILO, AO SEU PALCO ARTÍSTICO PREDILETO...A ARENA.
DEVEM-NOS  CONVENCER DE QUE IRÃO SER,  IN LOCO, AGRACIADOS E ELEVADOS, APÓS AS SUAS ATUAÇÕES,  AO ESTATUTO DE  COMENDADORES,  PELOS SEUS INESTIMÁVEIS PRÉSTIMOS CULTURAIS CONSEGUIDOS EM PROL DA NAÇÃO!
VIVERÃO, PROMESSA DE TALIÃO, ATÉ AO FIM DOS SEUS DIAS, NO MEIO DOS CABRESTOS E CHOCAS LÁ NOS SEUS MONTADOS, NUMA INFINDÁVEL SUCESSÃO DE ORGIAS E PROCRIAÇÃO DE MAIS CORNUDOS.
NÃO SE ESQUEÇAM, PORÉM, DE MARCAR SEMPRE O PONTO, SENÃO...!


quarta-feira, 21 de novembro de 2018

OLHO VIVO



Olho vivo e ouvido atento, sim, mas não chegou para o caso. Estávamos os três, eu e os dois cães, Nodi e Black descansadamente no alto do monte encostados ao marco geodésico(pinouco) contemplando as paisagens e desfrutando dos sons que provinham das pessoas atarefadas na apanha da castanha, lá no meio dos soutos, quando se deu um encontro imediato, não com um ovni mas sim com um belo exemplar de raposa, pelo tamanho, já adulta e creio, macho. O Nodi, já não está na fotografia porque tinha pressentido algo e tinha desatado a correr monte abaixo. Estranhei, até porque ele andava limitado no seu andar, com um problema na pata esquerda dianteira com um golpe numa das suas almofadas mas fiquei admirado a vê-lo descer a toda a velocidade chegando quase até à estrada. De repente, vindo da nossa esquerda em corrida desenfreada e aos saltos, galgando giestas e saltando por entre as fragas, passa mesmo por baixo de nós aquele belo exemplar, que dizem ainda ser primo dos cães. Tentei tirar uma fotografia mas, mais uma vez, a matreira e fugidia raposa não me deu esse gosto. O Black, ainda correu um pouco para fazer uma perseguição mas eu dissuadi-o chamando-o porque a raposa era maior do que ele e não gosto de confrontações. Passado uns segundos chegou o Nodi, arfando, snifando por todo o lado e tentando encontrar o seu rasto mas...já era. Nunca mais a vimos. Já não é caso virgem eu detetar raposas por ali, mas assim tão perto, só nos zoológicos as tinha visto. O Nodi deve ter ficado a pensar " io no lá ai visto, pero que lá ai, lá ai".

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

COR OUTONAL


As cores outonais de algumas árvores são deslumbrantes. As folhas das cerejeiras estão nesta coloração. 

domingo, 18 de novembro de 2018

DESPOJOS DE GUERRA


Tombados das árvores os ouriços jazem inertes, esventrados no chão, depois de terem  libertado o seu tesouro, tanto tempo escondido e protegido pelos seus ferozes picos. As famosas castanhas, depois de apanhadas, ensacadas e pesadas, bom lucro deram aos seus legítimos donos. Para o ano haverá mais se as condições climatéricas assim o permitirem.

CONTEMPLANDO O CÉU


Dia frio ameaçando chuva. Tempo q.b para contemplar o céu e encher os pulmões de ar, dando por bem empregue o esforço da subida ao "pinouco" lá da aldeia,  situada algures no meio das serranias de Trás-os-Montes.

domingo, 11 de novembro de 2018

sábado, 10 de novembro de 2018

ESCALADORES








Ao fim de um mês de aventuras e experiências naquelas arribas, aqueles dois praticantes de escalada  regressaram À CIVILIZAÇÃO, no nosso barco. Não deixei de reparar que no segundo bote não existia remos mas sim um amanhado pau encravado numa garrafa de plástico fazendo de remo. Por certo o original tinha-se desintegrado ou perdido.
Devem ter passado por poucos perigos, devem.

CRUZEIRO DOURO INTERNACIONAL









MIRADOURO nas ESCARPAS do DOURO





Miradouro das altas escarpas do Douro na parte do troço internacional do rio, visto do lado espanhol. Vê-se a barragem espanhola de Aldeadávila, responsável pela produção de 5% do total de captação elétrica espanhola. É a que produz mais energia em Espanha e a segunda da Europa.
 Neste trecho do rio, Portugal tem 3 barragens (Miranda do Douro, Picote e Bemposta) e Espanha 2 (Aldeadávila e Saucelle). 

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

PORCO PRETO







Na província de Salamanca, um dos seus grandes impulsionadores da economia é a criação e comercialização do porco preto. Também importantes, são a confeção de queijos tanto de ovinos como de caprinos e a criação de touros . São imensas as casas comerciais com presuntos fumados dependurados no teto  mais os seus enchidos e carnes frescas( venta embutidos y jamones ). Nos últimos meses da sua existência a alimentação destes suínos é  à base de bolota. É este fruto, oriundo de azinheiras, sobreiros e carvalhos, o segredo do sabor tão apreciado dessas carnes.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

NUNCA MAIS A ESQUECI


"Marcelino, pão e vinho" foi um filme espanhol realizado em 1955 que tinha como protagonista aquela criança( Pablito Calvo) na personagem de Marcelino. Esse filme jamais me fez esquecer a cena passada entre o miúdo e "Jesus Cristo", pregado naquela cruz. Pois, tive o privilégio de estar "in loco" na igreja onde tal se realizou. Só por este pormenor, valeu a pena a minha viagem turística, neste último fim de semana a Salamanca e algumas vilas e aldeias daquela zona. Numa destas vilas "La Alverca", estava a igreja onde se realizou a cena do filme. Esse miúdo cantava que nem um rouxinol. Do filme já pouco me lembro mas aquela cena NUNCA MAIS A ESQUECI.   

terça-feira, 6 de novembro de 2018

E OLÉ !



























O último "DOUTOR" que teve direito a ficar referenciado numa das paredes interiores da Universidade de Salamanca, que este ano faz 800 anos de existência, foi o nosso atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como se pode comprovar pela segunda fotografia aqui inserida.
E OLÉ !