sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Divagando...


Não hajam dúvidas sobre a evolução humana. Ainda hoje tive mais uma confirmação sobre este assunto. Vamos aos factos: 
1º- A minha neta tem um ano de idade e vai dizendo uns monossílabos.
2º - Eu, avô, jogo na linha avançada dos sessentões, e cada vez mais vou utilizando os monossílabos(hum, hum, tá, tá).
Como a palavra avô tem duas sílabas, para a minha neta tornava-se fastidiante gastar todo o seu latim e como tal abreviou a palavra e transformou-a em algo pronunciável como BU.
Quando ela quer alguma coisa de mim diz BU...DÁ!
Ora aí eu fiquei a pensar. Será que está a dizer que me vê segundo a filosofia budista, porque SOFRO MUITO com as suas travessuras, com as políticas governamentais, com os desvios monetários escandalosos, com os novos ricos "VISTOS GOLD" e quiçá, também... com os insucessos do F.C.P., por exemplo? Poderia enumerar muitos mais SOFRIMENTOS! E então que dizer à minha frustração engendrada pela minha enorme ignorância e pelos conflitos emocionais(constantes), dia e noite, que dela resultam?!
E fui aprofundando... eu, que até hoje, religiosamente falando, ainda ando à procura de algo ou alguém que me esclareça o que ando aqui a fazer no meio desta imensidão universal e já agora(dava jeito saber) quem o formou, talvez seja agnóstico(?) mas deparei com a hipótese budista e agarrei-me logo ao necessário grau de SOFRIMENTO, pois  segundo o SANSARA, e(copiando da wikipédia)  "é o ciclo das existências nas quais reinam  sofrimento e a frustração engendrados pela ignorância e pelos conflitos emocionais que dela resultam". O SANSARA compreende os três mundos superiores(deva, espiritual e seres humanos) e os três inferiores(seres ignorantes, inferiores e animais), julgados não por um valor, mas em função da intensidade de sofrimento. 
Os budistas, na sua maioria, acreditam no SANSARA.
Dava-me um jeitão começar a acreditar no ...RENASCIMENTO budista, porque de sofrimento e ignorância, peço meças a qualquer um!

Nenhum comentário: