segunda-feira, 29 de maio de 2023

SISTELO, o "pequeno Tibete português"

 Ontem, fiz uma visita a Sistelo, com paragens em Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e já na vinda também paragem em Braga.

Como fui fazer esta "incursão ao Gerês" através da Roma Tours(agência de viagens), sediada no Porto, tive de me deslocar até lá, para apanhar o autocarro da agência, localizada na zona do Bonfim.  Deixei o meu carro estacionado na rua de Pinto Bessa e aproveitei para ver como estava o liceu Alexandre Herculano, onde andei por muitos e bons anos(não todos).

 Saudades, muitas saudades! 



Chegado a Viana, o autocarro estacionou junto ao antigo Navio Hospital Gil Eannes, ancorado no rio Lima.



O guia da agência disse que irá, em breve, para o rio Douro e se transformará num hotel. Não sei se o disse na brincadeira ou se será mesmo verdade. 

No rio Lima vi duas coisas que me chamaram a atenção fotográfica,

Esta coisa esquisita foi uma delas.


O que é e para que serve, não sei.

A segunda coisa, foi também bonito de ver porque só uma pequena quilha tocava na água e vogava não há força de remos mas provavelmente através de um pequeno motor.



Fui mais para o interior de Viana,


 e como não podia deixar de mais uma vez provar as famosa bolas de Berlim dos irmãos Natário, fui apreciá-las... mais de perto!

Ver o "antes" e o "depois",



O autocarro rumou a Arcos de Valdevez onde almocei e ainda ouvi umas desgarradas (cantigas ao desafio) entre vários cantadores. Muito bonito.




De seguida, SISTELO foi o destino.




















Alguém tirou esta fotografia e a colocou, na hora, no Facebook da agência e por acaso lá ia eu mais a minha esposa! Enfim, APANHADOS em flagrante!


Finalmente rumámos em direção a Braga, onde passeei durante uma hora e meia e entre outras coisas ouvi mais desgarradas. Muito bonito.




Por volta das 20 horas chegámos ao ponto de partida. Depois foi a debandada geral. Eu fui, Pinto Bessa abaixo, já ameaçado por uma chuvinha sanjoanina à procura do popó e ala que se faz tarde... o Black estava, impaciente, à espera dos seus TUTORES!


FIM de viagem, UFA!!!





Um comentário:

AAlmeida disse...

Boa reportagem sustentada por grandes fotos.
Finalmente uma saída seguindo os percursos de Saramego.
Imagino a alegria do Blak aquando do regresso.
Parabéns por terem saído e pela partilha.