domingo, 7 de junho de 2020

MAMAS AZADINHAS



AQUELES DOIS CUMES,SITUADOS NA SERRA DA PADRELA E  APONTADOS PELA SETA NA IMAGEM, SEMPRE FORAM APELIDADOS DE "MAMAS DA PRETA", PELO MEU PAI. EU, SEMPRE AS INTERIORIZEI COMO SENDO AS "MAMAS DA PRETA". 
POIS, AGORA QUE O TEMA "RACISMO" VOLTOU À BAILA, TEMO QUE DORAVANTE SERÁ MELHOR PASSAR A CHAMÁ-LAS DE "MAMAS DA NEGRA". NÃO É QUE PARA MIM MUDE ALGO TRANSCENDENTAL. PRETO É PRETO(COR) NEGRO É NEGRO(RAÇA). SE O MEU PAI FOSSE VIVO, DIRIA QUE SIM SENHOR, MAS ... AQUELAS "MAMAS DA PRETA" CONTINUAM A PARECER MESMO "AZADINHAS" !
MAS FICO ALGO ENREDADO COM A LÍNGUA PORTUGUESA PORQUE, POR EXEMPLO, SE EU DIGO  "TENHO UMA NEGRA NA PERNA" DEVEREI DIZER "TENHO UMA PRETA NA PERNA". SE DIGO "NO NEGRUME DA NOITE" DEVEREI COMEÇAR A DIZER "NO MEIO DE UMA NOITE PRETA". SE DIGO "A MINHA ALMA ESTÁ NEGRA" DEVEREI DIZER "A MINHA ALMA ESTÁ  PRETA COMO  BREU". E POR AÍ ADIANTE. 
AFINAL, EM QUE É QUE FICÁMOS? SOU EU QUE SOU RACISTA OU É A LÍNGUA PORTUGUESA QUE FOI CONSTRUÍDA POR CIMA DE UM CONCEITO RACISTA? OU SERÁ QUE RACISMO É ALGO QUE SE ESTRANHA, SE ENTRANHA E DEPOIS  DESAPARECE?
EU SEI QUE SE PODE ARRANJAR "RACISMOS" PARA TUDO E MAIS ALGUMA COISA.
COMEÇO A FICAR COM RECEIO DE ME EXPRESSAR MAL. O MELHOR SERÁ CONTINUAR A CONFINAR-ME EM CASA E CONFINAR AS MINHAS IDEIAS E ESCRITAS. AFINAL NO CORONAVÍRUS NEM TUDO É MAU. PODE-ME SALVAR DE OUTROS VÍRUS ANCESTRAIS MAIS HEDIONDOS E LETAIS PARA A "RAÇA" HUMANA !

Nenhum comentário: