quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Embaladinho, embaladinho!



O grande abalo de grau 5, com epicentro na Suíça, que se fez sentir ontem à noite por todo o "contenente" e ilhas, com a durabilidade de 90 e poucos minutos foi de suster a respiração(para uns) e bradar aos céus(para outros).
 Acredito que tenha havido muita gentinha que não tenha pregado olho toda a noite, a pensar nas réplicas que por aí virão. Estragos, fez e muitos(para já), mas esperemos pelas réplicas que poderão ser mais devastadoras.
Eu, dormi muiiiiito bem! Embaladinho, embaladinho.

Belo exemplar de fungo

Por vezes nem é preciso ir procurar nos bosques cogumelos e fungos. Este belo exemplar, nasceu bem no centro da cidade, a uma dezena de metros da minha habitação e, por conseguinte, mesmo à mão de semear(ou pé) destruidora de alguém que lhe ponha a vista em cima. As pessoas, em geral e as crianças em particular, não estão sensibilizadas para saberem apreciar algo que a natureza ainda nos faz questão de presentear. Daí ao pontapé gratuito e destruidor é um  instante. Verei quanto tempo dura esta belezura no meio da selva humana.                                                                                                                                                               

domingo, 24 de setembro de 2017

A ínsua do rio Minho



 Situada entre a fronteira espanhola e portuguesa, a sul da foz do rio Minho, e a cerca de duzentos metros da costa, junto a Caminha, encontra-se uma ÍNSUA (ilha de areia formada pelas águas daquele rio). Já na era cristã, aquela ilha peculiar foi primitivamente utilizada como local de culto. Nela se erguia uma pequena ermida sob a invocação de Nossa Senhora da Ínsua. Presentemente prevalece lá um forte setecentista que está em vias de se abrir ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos.

VIVAN LOS NOVIOS...PORRA!!


Depois de um dia preenchido a apreciar algumas belas cidades e praias do Minho, nada melhor que desencantar nesta bela paisagem, com um lindo pôr do sol, um par de "casados de fresco" que se dava às delicias de registar fotograficamente aquele seu dia memorável. Nunca virei a saber quem eram e se foram felizes...para sempre. Mas que esta foto é digna de se incluir num filme com final feliz, isso é. Eu emocionei-me, quase verti uma lágrima pelo canto do olho(não me lembro se do direito ou do esquerdo) e só me faltaram as pipocas mais uma água enlatada, mixordada com açúcar, corantes, conservantes e aditivantes tipo coca... qualquer coisa para ,embevecido, parabenizar efusivamente aqueles noivos.

VIVAN LOS NOVIOS...PORRA!

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Divagando...


Não hajam dúvidas sobre a evolução humana. Ainda hoje tive mais uma confirmação sobre este assunto. Vamos aos factos: 
1º- A minha neta tem um ano de idade e vai dizendo uns monossílabos.
2º - Eu, avô, jogo na linha avançada dos sessentões, e cada vez mais vou utilizando os monossílabos(hum, hum, tá, tá).
Como a palavra avô tem duas sílabas, para a minha neta tornava-se fastidiante gastar todo o seu latim e como tal abreviou a palavra e transformou-a em algo pronunciável como BU.
Quando ela quer alguma coisa de mim diz BU...DÁ!
Ora aí eu fiquei a pensar. Será que está a dizer que me vê segundo a filosofia budista, porque SOFRO MUITO com as suas travessuras, com as políticas governamentais, com os desvios monetários escandalosos, com os novos ricos "VISTOS GOLD" e quiçá, também... com os insucessos do F.C.P., por exemplo? Poderia enumerar muitos mais SOFRIMENTOS! E então que dizer à minha frustração engendrada pela minha enorme ignorância e pelos conflitos emocionais(constantes), dia e noite, que dela resultam?!
E fui aprofundando... eu, que até hoje, religiosamente falando, ainda ando à procura de algo ou alguém que me esclareça o que ando aqui a fazer no meio desta imensidão universal e já agora(dava jeito saber) quem o formou, talvez seja agnóstico(?) mas deparei com a hipótese budista e agarrei-me logo ao necessário grau de SOFRIMENTO, pois  segundo o SANSARA, e(copiando da wikipédia)  "é o ciclo das existências nas quais reinam  sofrimento e a frustração engendrados pela ignorância e pelos conflitos emocionais que dela resultam". O SANSARA compreende os três mundos superiores(deva, espiritual e seres humanos) e os três inferiores(seres ignorantes, inferiores e animais), julgados não por um valor, mas em função da intensidade de sofrimento. 
Os budistas, na sua maioria, acreditam no SANSARA.
Dava-me um jeitão começar a acreditar no ...RENASCIMENTO budista, porque de sofrimento e ignorância, peço meças a qualquer um!

Força cambada



O jogo que o F.C.P. vai derimir armas com o Portimonense no Dragão (pontapés para ali, cabeçadas para acolá), sempre NA BOLA e não nas bolas, espera-se, começa hoje às 20h30.
Este jogo, começa no verão e termina no outono, isto porque o equinócio de outono ocorre hoje às 21h02 em Portugal Continental e Madeira e uma hora mais cedo nos Açores. 
Preparem-se amigos futeboleiros. Vão assistir, aparentemente, ao jogo mais looooongo de sempre. Espero que não dê para adormecer pelo meio e muito menos no fim. 

Força cambada!

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Ai estes teenagers!



Ser-se guia turístico não é para todos ou todas. Esta guia, que nos guiou durante a visita ao País Basco era assim, assim. Tinha um bom timbre de voz ao microfone, estava quase sempre pronta para  responder às nossas perguntas e acolher solicitações que lhe entravam por um ouvido e saíam pelo outro. Mostrou algumas "verduras" apesar dos seus já 19 anos de profissão. Muito viajada mas pouco amadurecida. A maior verdura foi não se ter guiado pelo andar mais limitado de alguns elementos do nosso grupo. Imprimia um andamento alegre, fogoso, troteante e logo se via o grupo esticar que nem uma pastilha elástica vulgo  chiclete, em boca de criança traquina. Depois era o aqui del rei pois a menina não olha para trás para ver onde andam os...desterrados. Tantas vezes fez essa calinada que provocou um desânimo e rutura natural no grupo. Pura e simplesmente acabavam por lhe perguntar por onde passaria na volta, para os encontrar e continuar a viagem. Deveria ter-se informado, questionando o grupo, logo no início da viagem, quais as suas faculdades motoras e suas limitações. Não era um grupo de teenagers, bem pelo contrário. Deveria ter-se apercebido e acompanhado mais de perto os menos apetrechados. Estávamos no caminho para Santiago mas não éramos caminheiros, éramos simples passeantes querendo simplesmente desfrutar.
Parra...para que te quero, se não te posso alcançar!?

ps: Eu sei que aquela folha não é uma parra de videira mas para o caso serve. A guia também não se chamava Eva. O que eu queria dizer era mesmo "PORRA", mas por educação...

terça-feira, 19 de setembro de 2017

...algo similar




Esquelética e muscularmente falando, muito boa. Formas ovaladas, mas atraentes. O seu tamanho é médio mas tal como com a sardinha quer-se de estatura média, olho vivo e tesa. Olhando-se à primeira vista dir-se-á que é um pouco extravagante mas qb. Tem tudo para agradar mas, dizem, quando ferra, onde acertou não larga mais. Tem o melhor abocanhamento da sua espécie. Dá-se bem em qualquer apartamento e atura muito bem as criancices tanto dos adultos como das crianças. Merece ser bem mimada.
Fiquei agradado e com os olhos fixos naquela cadela bull terrier que se atravessou no meu caminho algures numa cidade do País Basco. A considerar uma aquisição...algo similar.


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

E nós a vê-los ...passar



Mais um fim de semana e mais uma saltada a Trás-os-Montes. Há que começar a apanhar a fruta das árvores(maçã golden e marmelos). Os ouriços dos castanheiros começam a ficar castanhos, sinal de que não tarda nada e elas(as castanhas) começarão a cair que nem tordos. E como eu gosto de ouvir o som delas a cair no chão. Nem me importo de levar com elas na cabeça quando as estou a apanhar! 
Finalmente, o Nodi não me deu trabalho extra que é como quem diz, ter que o levar a curativos à veterinária. 
Mas nem pelo facto de o cão(Poeta) do pastor Luís já ter morrido, me deixou descansado  quando nós os três(eu, Blakkk e Nodi) fomos surpreendidos pela passagem do  rebanho, mesmo onde estávamos a meditar. O que vale é que este pastor agora só tem uma cadela de grande porte mas mansa e uns cachorros pretendentes a guardadores de ovelhas. O Nodi rosnou(más lembranças) mas ficou comigo. O Blakkk, saltou as fragas onde estávamos empoleirados e foi cumprimentar a cadela, acabando por seguir o rebanho. Só o encontrei, junto à capela da nossa aldeia, esperando por nós. Coisas de cão citadino...necessitado!

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

E vivam los novios!!!



Do outro lado da ruela onde encontrei empoleirado no resto de um cano pluvial, este cone de gelado,  com uma frase "vivan los novios", já agora faço votos que a noite de núpcias  desses noivos  dure mais tempo do que esse gelado...a ser "papado", encontrava-se a catedral de San Domingo de la Calzada, Iglesia Catedral de El Salvador. Essa catedral tem uma característica ímpar de todas as outras catedrais. Tem VIVOS, numa gaiola, um par de galinhas brancas, em pleno seu interior. Soube que essas galinhas são revezadas todos os vinte dias de...clausura! É caso para dizer que essas galinhas sabem a missa à metade toda, tantas são as vezes que assistirão aos eventos religiosos.





A Fé remove montanhas

Durante a minha visita ao País Basco deparei com muitas dezenas de peregrinos seguindo o caminho
de Santiago. Não é propriamente um lugar de culto que fique ali ao virar da esquina. São muitas centenas de quilómetros que, calcorreados, terão de ser repartidos por muitos dias. Não sei onde começaram a sua peregrinação, muitos provavelmente vindos de França mas, pela quilometragem que vejo faltar, dali onde tirei esta fotografia(em San Domingo de la Calzada), é já mais do dobro da distância Porto - Santiago(230km). É obra!!! 



quinta-feira, 14 de setembro de 2017

TRISTE FIGURA...OMBRE!


 MAROTO DESTE ZOOM,




CRIA IMAGENS EMBARAÇOSAS



Reflexos



Eis como de uma simples fotografia, que tirei, se pode "descobrir" uma obra de arte, pelo menos muito melhor do que algumas que eu vi expostas no museu Guggenheim em Bilbao. Só me falta a "visibilidade" da assinatura dos outros...artistas!



PAÍS BASCO E MUSEU GUGGENHEIM


Este fim de semana, com quinta e sexta feira incluídos, andei pelo País Basco e visitei o museu Guggenheim, em Bilbao. Do País Basco gostei bastante. Bilbao, Vitória ou San Sebastian são cidades dignas de uma visita pormenorizada. Do museu Guggenheim, do que vi em hora e meia de visita foi uma belíssima arquitetura exterior, moderna, arrojada e um interior também moderno mas paupérrimo em obras de arte, então em matéria de gostos, para mim, são de bradar aos céus. Esculturas gigantescas(7) em aço, pesando centenas de toneladas, moldadas em espiral, tendo como tema "A matéria do tempo", do artista Richard Serra, ocupavam a maior sala do museu. Uma coisa é certa, ninguém as tentará roubar dali tais são a sua dimensão e peso bruto. O RESTO são 130 obras da segunda metade do século XX, de gosto(repito) muito duvidoso...para mim. Mas obra de arte, olha-se e gosta-se ou não se gosta. É arte e ponto final.
Em terras espanholas( por onde passei), não vislumbrei nenhum eucaliptal e mesmo pinheiros bravos, muito poucos vi. Vi também bermas de estrada limpas de qualquer vegetação o que já não posso dizer das portuguesas(uma vergonha). Passei pela Guarda e foi confrangedor ver os estragos feitos pelos fogos. Mas as bermas das estradas em zonas ainda não ardidas(difícil de encontrar)continuam cheias de vegetação rasteira e lixo. Bienvenidos à Portugal!!!

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Última fotografia com o Nodi


Este fim de semana passei-o em Trás-os-Montes. Já estava com saudades de ver o Nodi(cão podengo) ao qual eu tenho uma afeição especial. Ao verificar que não tinha andado à luta com outros cães(ausência de feridas) fiquei convencido que estava a ganhar juízo. Dizem que com a idade cresce o juízo e diminuem outros ímpetos. Só que reparei que depois de ele encher o depósito em minha casa, que é como quem diz, comer a sua ração complementada com uns húmidos, ele desaparecia por umas horitas mas vinha dormir a minha casa como costuma acontecer, sempre que lá estou. Pensei que andava cadela com cio lá pelas bandas. E a minha desconfiança confirmou-se, estávamos a apanhar umas maçãs, ao fim da tarde de sábado, num terreno à entrada da aldeia e com o Nodi muito refastelado à sombra de uma macieira, quando passou na estrada uma cadela com um grande número de fãs, atrás de si. Quando  se apercebeu daquela "procissão", correu que nem um desalmado para se integrar no grupo. O Blakkk, o meu cão citadino, também correu um pouco atrás deles mas logo desistiu e voltou para trás, como que a pensar que não tinha arcaboiço para competir com aqueles latagões. O Nodi só apareceu já noitinha, para comer e dormir. Fiquei admirado.Pensei, cá com os meus botões, que a cadela com cio ainda não estaria no ponto de rebuçado. Neste domingo, de manhãzinha, fomos dar o nosso passeio habitual, rumo ao pinouco(monte sobranceiro à aldeia com um marco geodésico), e claro, como era hábito, Nodi e Blakkk à minha frente entretidos a pesquisar e cheirar tudo que merecia essa atenção. Só que eu, para tirar mais umas fotos de outros ângulos do incêndio que por lá andou há umas semanas, optei subir o monte por um percurso diferente do habitual. Nunca mais os vi e estou convencido que devido ao ainda cheiro forte de terra queimada eles não me apanharam o cheiro nem o rastro. Conclusão, estive no pinouco a apreciar a paisagem, voltei para a aldeia e só ao chegar é que vi o Blakkk à minha espera, junto às primeiras casas da aldeia. O Nodi nunca mais foi visto. Quando me vim embora, para a cidade, depois do almoço e quase a horas de lanchar, o seu paradeiro era uma incógnita. Já não apareceu para comer. Mais uma vez a lei da natureza foi mais forte e lá foi ele disputar mais uma donzela no meio dos montes. Em que estado virá é que não sei.
Quem tem filhos tem cadilhos, diz o ditado popular e eu complemento, quem tem cães também os tem!

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

OLX do futebol


Terminou o prazo para aquisição e venda de jogadores de futebol, na maioria dos países europeus, falta a Espanha e poucos mais! O Porto, como não vendeu( até agora pelo menos) também não comprou. O Fair Play financeiro da UEFA o exigia. Neste último dia emprestou o Rui Pedro ao Boavista e João Carlos Teixeira ao Braga. Havia que mingar o orçamento do clube só que nas "mesadas" principescas do presidente e diretores não lhes tocaram. 
As lesões e castigos vão pôr à prova o equilíbrio daquele plantel. Para competir em tantas frentes, será curto, mas Janeiro vem logo aí e logo se verá.
Assim como assim,os tubarões Sporting e Benfica com as aquisições que fizeram, são os principais pretendentes ao título de campeão nacional. O Porto irá lutar com Braga e Vitória de Guimarães para um HONROSO terceiro lugar. Mas como a bola é redonda...