segunda-feira, 1 de junho de 2020

TRISTE SINA




ESTA CADELA, FOI ABANDONADA NA MINHA ALDEIA, TAL COMO ACONTECEU HÁ UNS ANOS ATRÁS, COM O AGORA "DESAPARECIDO" NODI. 
TODA A GENTE OLHAVA PARA AQUELE "BICHO" MAS NINGUÉM TINHA A CARIDADE DE LHE DAR ALGO PARA MATAR A FOME. QUANDO A VI, MAL SE MANTINHA EM PÉ E OS POUCOS PASSOS QUE JÁ CONSEGUIA DAR ERAM DESCONCHAVADOS, PARECIA QUE TINHA SIDO ATROPELADA MAS NÃO MOSTRAVA SANGUE EM NENHUMA PARTE DO SEU CORPO. 
QUIS O DESTINO  QUE EU ESTIVESSE  NA ALDEIA NESTA ALTURA E, CLARO, TIVE DE FAZER ALGO PARA A RECUPERAR. 
DEI-LHE UM POUCO DE ALIMENTAÇÃO HÚMIDA PARA CÃES QUE AINDA TINHA GUARDADA NO  CASO(REMOTO) DO NODI AINDA APARECER POR LÁ.  A SUA TRANSFORMAÇÃO FOI QUASE INSTANTÂNEA. A RASTEJAR APROXIMOU-SE DE MIM E QUIS AGRADECER LAMBENDO-ME AS MÃOS DANDO AO MESMO TEMPO COM O RABITO, A DAR A DAR, NAS MINHAS PERNAS, TENTANDO ABRIGAR-SE DEBAIXO DELAS, PEDINDO PROTEÇÃO E AJUDA. NESSE FIM DE TARDE, DEIXEI-A DEITADA JUNTO A UM CASTANHEIRO QUE ELA TINHA ESCOLHIDO PARA PERNOITA. 
DE MANHÃ, FUI VER COMO ESTAVA. MAL ME VIU AO LONGE, LEVANTOU-SE E ALEGREMENTE DEU UNS PASSITOS AINDA TRÔPEGOS, NA MINHA DIREÇÃO.   DEI-LHE MAIS UMA DOSE DE HÚMIDOS E REPAREI QUE ESTAVA A MELHORAR FISICAMENTE. SÓ QUE OS SEUS PASSOS NÃO ERAM CERTOS. TINHA DIFICULDADE EM COORDENAR AS SUAS PATAS, QUASE DESIQUILIBRANDO-SE. ALGO ESTAVA MAL. TINHA QUE SER EXAMINADA POR UM VETERINÁRIO. FUI A CARRAZEDO MONTE NEGRO E DEI CONTA DO QUE SE PASSAVA À VETERINÁRIA DE LÁ. FICOU DE PASSAR PELA ALDEIA E VER O QUE SE PASSAVA. DEI-LHE O CONTACTO DE QUEM ENTRETANTO CONSEGUI DEMOVER PARA IR DANDO DE COMER À CADELA, TODOS OS DIAS, A TROCO CLARO,  DE UMA MESADA. AINDA A ALIMENTEI DURANTE ESTE FIM DE SEMANA MAS AGORA, DE REGRESSO À CIVILIZAÇÃO, ESTOU EM PULGAS PARA SABER SE A VETERINÁRIA LÁ FOI E SE SIM, QUAL O PROGNÓSTICO. 

2 comentários:

AAlmeida disse...

Parabéns amigo. Felicito-o mais uma vez por tamanha abnegação e interesse por mais esta cadela abandonada.
Que sorte teve em encontrá-lo.
Obrigado pela partilha do blog.

-----------linusdc----- disse...

Apesar de nesta segunda-feira eu ter contactado e pedido mais uma vez à veterinária que a fosse ver, o certo é que ainda não o fez.O profissionalismo torna, por vezes, as pessoas mais frias e distantes.
A distância que separa a aldeia onde vive a veterinária da aldeia desta "paciente" são uns meros 2 quilómetros. Mas ...